quinta-feira, 18 de março de 2010

A vitória do Grêmio contra o Votoraty, no campo do adversário, embora o clube Paulista seja clube de empresa e não ter tradição no Estado de São Paulo, credencia o time de Silas a chegar mais adiante. Quando falo mais adiante falo em jogos contra Santos, Palmeiras, Fluminense, clubes de ponta do futebol brasileiro. Aí sim começará a Copa do Brasil.

segunda-feira, 15 de março de 2010

DIFERENÇAS

Não é só nas competições que os treinadores tem diferenças. Não é porque o Colorado esta na Libertadores e o Grêmio na Copa do Brasil. Por mais que o Gauchão tenha conotações diferentes, as cobranças aos seus comandantes são iguais; pressão, títulos, toda a taça tem seu valor e assegura, garante o treinador. Mas já existem algumas diferenças:

* Parece que o técnico Colorado esta preso a Libertadores, não sabe até aqui, o verdadeiro potencial da equipe e nem o time titular. Ele não quer arriscar, nem se expor a mudanças que tragam o questionamento do grupo. Está sem condições de cobrar, sacudir e tirar mais do time. Aceita a situação como esta. Administra a lógica e o ponderável. Mas o Gauchão atrapalha, ninguém quer perder.

* O Silas está fazendo com que os jovens surjam para melhorar o rendimento da equipe. Leandro, Hugo, Fábio Rockembach, contratações, jogadores experientes não deram a estabilidade ao time. Aí, o Adilson, Maylson ou William Magrão podem salvar o esquema, dando maior rapidez ao setor de meio campo. Sem falar no Souza que está fora por lesão (operação).

* Teoricamente, é mais fácil para Silas, que só precisa de um turno para ser Campeão. Se isto acontecer, todos estes garotos estarão em alta. São jovens e o grupo é mais renovado e por ele formado.

* Já Fossati, tem um grupo, não só mais caro, como jogadores experientes, que se perderem o Gauchão terá cobrança maior e uma divisão muito grande no elenco. É mais difícil mudar sem descontentar algumas figuras intocáveis. Ajudou a contratar, mas a maioria já estava no Beira-Rio.

* O Votoraty que joga em casa, será um adversário mais duro ao Grêmio, sem levarmos em conta que ganhou do Guarani em Campinas pela Série A-2 do Campeonato Paulista.

* O Colorado deve jogar com torcida maior do que o time Uruguaio em Rivera. Tem tudo para ganhar, mas não com aquele futebol que vem apresentando. Seja no Gauchão, Libertadores, titular ou reserva, o rendimento está deixando a desejar.

* O exemplo do Santos serve a todos. É o time do momento, porém, não é imbatível. Futebol é comprometimento, disciplina, coletividade e, principalmente respeito aos adversários. Perdeu em casa de virada para o Palmeiras e serviu de lição para todos; ninguém ganha antes e nem só no nome. Tem que correr!

* A nossa dupla, além de melhorar tecnica e taticamente, tem que correr mais, às vezes deixar os outros jogarem. Imprimir um ritmo de vencedor e imposição!