terça-feira, 1 de junho de 2010

O Recomeço Colorado

A saída de Fossati era inevitável. Primeiro porque não conseguiu tirar mais do time e o esquema não vingou, o 3-5-2 foi mal e com jogadores inaptos ao que o colorado poderia ser. Segundo, que o tempo que tem nesta parada do período da Copa dá tempo para reorganizar a equipe, com algumas condições necessárias que veremos:

* O lado bom é que o novo treinador pega uma equipe já classificada para as semifinais da Libertadores. Já é um bom começo!

* Por outro lado, existem preocupações em fazer novas contratações para qualificar a equipe. No jogo contra o Atlético Paranaense o time correu, lutou, porém ficou claro que mudanças táticas são importantes, mas há necessidade de contratações;

* Contratações como Kléber Pereira, Edu , a volta do Fabiano Eller, o espetacular, assim como foi chamado o volante que veio do México e mais alguns detalhes como Abbondanzieri que até hoje não convenceu e foi afastado para treinar mais e se adaptar foram até hoje ineficazes. O D’Alessandro não consegue ter seqüência, não joga 90 minutos. O Kléber não consegue jogar mais pelos lados, só no meio como lançador.

* Volto a lembrar, está fácil ao treinador que irá chegar, desde que seja líder e tenha o comando da comissão técnica, independente de qual seja.

* A pergunta que muitos fazem é até que ponto o Fossati fez tudo aquilo sozinho. Dizem que foi induzido aos erros principalmente ao 3-5-2, privilegiando alguns contratados por dirigentes interessados na valorização para venda no exterior;

* Há necessidade de mudanças, não só no cargo, mas em atitudes. O treinador tem que ser importante e responsável, alguns dirigentes entendem que ao contratar um técnico fraco eles podem meter o bico nas escalações. Só que depois as coisas são diferentes. Treinador ganha jogo sim! A direção não pode errar de novo.

* A direção tem tempo, a expectativa é grande, prova disto é que Felipão é sondado. Seria o ideal, Felipão não se discute, a única coisa que não pode acontecer agora é a frustração do torcedor trazendo um treinador sem experiência e talento.

* No Maracanã, o tricolor fez a sua parte, jogou melhor principalmente no 2º tempo, conseguiu o empate só não chegando a vitória porque falta ainda um pouco de qualidade. Assim como o colorado, é hora de sair as compras, reforçar, até porque a volta depois da Copa será de maiores riscos.