quinta-feira, 1 de abril de 2010

FOI UMA DECISÃO, E TEM MAIS

A vitória contra o Cerro foi uma das tantas decisões que o Colorado terá que enfrentar daqui para frente.

* A vitória contra o Cerro foi a primeira, mas quem sabe, a mais importante. Sem ela, as outras não seriam com menos pressão, quem sabe com novo treinador, ou com especulações e discussões sobre a escalação do time.

* O primeiro tema sobre futebol é, sem dúvida a escalação, quem sabe 80% dos assuntos sobre o jogo seja este; 4-4-2, 3-5-2 ou outro menos falado. Independente do esquema, é importante a harmonia, aproximação, imposição, espírito de competição, mobilização mas, principalmente, a vitória.

* A vitória até que veio com garra, mas ela tem que ser consequência do entrosamento e crescimento técnico e coletivo.

* A partir desta vitória contra os Uruguaios, tem que classificar contra o Universidade, depois tem que ganhar o 2º turno para levar para decisão, isto tudo, dentro do Olímpico, até porque, ao perder o primeiro turno e a recaída neste, faz com que todas as decisões que acontecerem serão no estádio do tradicional adversário.

* O resultado chegou, agora tem que reencontrar o futebol de vários atletas, só assim, individualmente se chegará ao futebol esperado. Os laterais, a zaga se fixar e ter a proteção do meio, sendo os meias mais objetivos e o ataque, agora com Walter, se espera melhora no aproveitamento.

* É importante salientar que o futebol não é só garra, luta, correria, tem que ter organização tática e crescimento técnico. A vitória ajuda, mas não é tudo, tem que ter consistência, continuidade e convicção do que o treinador quer, toda hora trocar de esquema não adianta, isto é secundário.

* O Colorado usa a máxima de que o clube grande não fica muito tempo sem vitória e títulos, é verdade, mas há necessidade de reconhecer os problemas. Um deles é que o time é lento e previsível. Como quebrar este ritmo, esta é a questão. Contratando ou a solução está no próprio grupo? O tempo dirá!

* Como escrevi antes do jogo do tricolor, acredito que tenha passado pelo Votoraty e já tenha estratégia para enfrentar o Avaí que passou pelo Coritiba no Paraná. Começam aí as maiores exigências na Copa do Brasil.