terça-feira, 18 de agosto de 2009

ESQUEMAS TÁTICOS E SUAS VARIAÇÕES 2



O esquema 4-4-2, se adapta mais à cultura tática do futebol brasileiro, com laterais, dois zagueiros, quatro homens no meio campo e dois atacantes, como mostra a ilustração.

A grande questão para análise é que, como dizem os treinadores em uma linguagem que dizem moderna, duas linhas de quatro jogadores. Quatro jogadores no meio campo é normal, dois mais de marcação e dois meias de boa movimentação e finalização, isto é o ideal.

Acontece que na linha de quatro, na defesa, muitas vezes são dois laterais atrás sem apoiar. Geralmente os adversários ocupam, colocam só dois atacantes. É muita gente lá atrás, há necessidade de no mínimo um lateral se soltar, apoiar, ao menos esporadicamente.

Este esquema tem que ter mais variação e movimentação, ocupando as características dos atletas e jogadores versáteis.

Uma das grandes virtudes antes, dos volantes, era o sentido de cobertura hoje, com o congestionamento deste setor, eles não sabem fazer cobertura para as laterais, ou cobrem os zagueiros ou os meias, ou seja, jogam só na faixa frontal. Sempre lembrando que é um esquema que deve ter várias alternativas táticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário